+55 19 3500.6040 | +55 19 3231.7974 | +55 19 99474.3542

Tendências de tecnologia que mudarão o comércio exterior

O que esperar em relação às tendências de tecnologia do comércio internacional para 2023 e nos próximos anos?

Metaverso, blockchain, IoT e a inteligência artificial são alguns exemplos das últimas notícias de tecnologia que cada vez mais passam a compor as operações comerciais.

Tratando do comércio exterior, elas ganham uma importância ainda maior. Isso porque tais inovações prometem mudar a dinâmica e modernizá-la, diminuindo custos e otimizando tempo. 

Quer saber mais sobre essas tendências? Então, prossiga com a leitura!

5 Tendências tecnológicas do comércio exterior para 2023 e próximos anos

Você já deve ter reparado que tendências de tecnologia estão se tornando mais acessíveis no mercado. 

Alguns exemplos são as icônicas impressoras 3D e a inteligência artificial. Quando falamos sobre comércio internacional, isso não é diferente.

Na prática, essas e outras tecnologias fornecem uma série de benefícios para esse segmento. 

Se antes, para obter uma Carta de Crédito era necessário esperar longas semanas, agora com a tecnologia blockchain é possível reduzir esse tempo para apenas algumas horas.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, no último relatório emitido, são essas as tecnologias mais transformadoras que já estão revolucionando o comércio internacional:

Embora essas tecnologias ainda não façam parte de muitas empresas, bem como, sejam um desafio para os países em desenvolvimento, elas devem continuar ganhando força em 2023 e nos próximos anos.

Dito isso, reunimos 5 tendências de tecnologia que se destacam nesse cenário. A seguir, saiba mais sobre cada uma delas.

Blockchain

A tecnologia blockchain – famosa por conta dos bitcoins – é uma espécie de banco de dados avançado que possibilita o compartilhamento seguro e transparente das informações.

O blockchain armazena dados em forma de blocos, o que impossibilita modificações e assegura a autenticidade das informações compartilhadas.

Nesse sentido, o blockchain pode ser usado para monitorar pagamentos e outras transações financeiras.

Muitas empresas já estão incorporando o blockchain em operações comerciais globais, já que a tecnologia oferece altos níveis de transparência e segurança.

Assim, é possível monitorar, rastrear em tempo real e movimentar mercadorias de um modo mais eficiente e com maior confiabilidade.

Um exemplo é o uso do blockchain para simplificar o longo e burocrático processo de obtenção de uma Carta de Crédito – muita usada no comércio internacional.

Digital payments e E-commerce platforms

Os processos tradicionais de comércio internacional envolvem muita burocracia e extensas verificações de pagamentos, dados e informações.

Esses fluxos costumam exigir longas horas de dedicação e intervenção humana, o que afeta a velocidade das tarefas.

É aqui que aparecem os pagamentos digitais e as plataformas de e-commerce como soluções acessíveis para tornar os trabalhos mais ágeis e rápidos.

Assinaturas digitais e outras soluções digitais também podem ser empregadas. Juntos, todos esses mecanismos facilitam os pagamentos, economizam recursos e aumentam os níveis de segurança das operações.

IoT nas cadeias de suprimentos

A IoT (Internet das Coisas) funciona como uma grande rede de dispositivos conectados a sensores, softwares e outras tecnologias. Dessa forma, é possível compartilhar dados, automatizar tarefas e monitorar dados em tempo real por meio da internet.

Um sistema de inventário com IoT, por exemplo, garante que as cadeias de suprimentos sejam monitoradas em tempo real e de forma remota

Além disso, a IoT fornece dados para os gestores de forma que seja possível tomar decisões mais assertivas baseadas em informações seguras.

E os benefícios não param por aí. A IoT também pode ser usada para analisar diferentes métricas de desempenho, como na definição de indicadores de manutenção preventiva na cadeia de suprimentos. 

Dessa forma, as empresas podem tomar medidas de modo a evitar e prever avarias, por exemplo.

Sistema Cloud e segurança cibernética

Os sistemas cloud (computação em nuvem) estão cada vez mais presentes nas operações de comércio exterior.

Isso porque o sistema é capaz de reduzir custos e trazer mais flexibilidade para as tarefas. Quem trabalha com comércio internacional sabe do grande volume de dados e documentos gerados em cada operação.

Imagina o desafio de armazenar, compartilhar e manusear esses papéis? É aqui que os sistemas cloud surgem como uma solução acessível e altamente eficiente. 

Na prática, essa tecnologia também é capaz de melhorar a comunicação entre todos os envolvidos na operação (fornecedores, transportadoras, seguradoras etc) e promover processos globalmente padronizados.

E quando falamos sobre sistemas em nuvem, não podemos deixar de mencionar a importância da segurança cibernética.

Como as tendências de tecnologia envolvem, sobretudo, a hiperconectividade, é fundamental se voltar para a segurança digital.

Por isso, a segurança cibernética deve continuar ganhando destaque no comércio internacional. Portanto, espere por soluções cada vez mais refinadas, robustas e atualizadas.

IA (Inteligência Artificial) 

A IA (inteligência artificial) pode ser aplicada para otimizar rotas de remessa comercial, gerenciar os transportes marítimos, viários e terrestres e traduzir diferentes idiomas.

Os benefícios e usos da inteligência artificial no comércio exterior são inúmeros. Outro exemplo é a aplicação da IA para ações voltadas para a sustentabilidade. Esse é o caso da Global Fishing Watch que, a partir da IA e da machine learning, criou uma solução de combate de pesca ilegal. 

Por meio do monitoramento da pesca comercial e dos movimentos dos navios, a empresa coleta dados de satélite e consegue obter diagnósticos precisos da atividade.

Como as novidades da tecnologia impactam o comércio internacional?

Conforme você pôde ver, as tendências de tecnologia possuem um enorme potencial de mudar a tradicional dinâmica do comércio exterior.

Por meio das tecnologias, é possível reduzir custos, diminuir o tempo gasto nas tarefas e otimizar os fluxos. 

Com a pandemia da COVID-19 e o lockdown, observou-se a difusão acelerada das novidades de tecnologia, tendo em vista a necessidade de prosseguir com os trabalhos de forma remota.

Após esse evento, novos desafios políticos e sociais surgiram, com destaque para a Guerra da Ucrânia e para a alta dos juros e dos índices de inflação mundiais. Juntos, todos esses aspectos têm provocado cada vez mais mudanças nos comportamentos e nas dinâmicas comerciais.

Novamente, as tecnologias aparecem como possíveis soluções para superar tais dificuldades e facilitar as trocas comerciais. 

Conseguiu perceber a importância e o impacto das tecnologias para o comércio internacional? Para garantir os níveis de competitividade e aderir à nova realidade, é fundamental que as traders se atualizem e acompanhem tais evoluções.

Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando para ficar por dentro de outras notícias de tecnologia e novidades sobre comércio exterior!

Navegue por tópicos

Compartilhe via:
Posts Relacionados