DUIMP

Declaração única de importação - DUIMP

Vantagens da DUIMP

O Novo Processo de Importação, sob o alicerce da DUIMP, nasceu em outubro de 2018, com o lançamento da Declaração Única de Importação (Duimp), documento eletrônico que substitui a atual Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI). A Duimp reúne informações diversas, com projeções de ganhos em agilidade no auge de seu funcionamento.

 

Neste cenário de grandes mudanças na operação de comércio exterior, que vem ocorrendo nos últimos anos, a entrada da DUIMP (Declaração única de importação) é equivalente a DUE (Declaração única de Exportação), que já é realidade.

Com a DUIMP, o registro da mercadoria será feito antes mesmo de sua entrada no país e paralelamente à obtenção das licenças de importação, otimizando o processo pois a DUIMP será integrada a sistemas públicos e privados.

 

A DUIMP trará diversas vantagens, como a centralização da solicitação e a obtenção da licença de importação, tudo será realizado em um único ambiente, o que elimina a necessidade de preenchimento de documentos em papel ou acesso a outros sistemas.

DUIMP

Com estas novas alterações, a RFB busca uma grande evolução sistêmica. Estima-se também que o processo ganhará muito em tempo, a expectativa é que a permanência dos produtos na zona primária será menor e, por consequência, os custos das importações sofrerão redução.

 

O grande objetivo da RFB é que todo o processo de registro da importação e liberação dos órgãos anuentes acontecerão dentro de uma única plataforma e o fluxo seguirá de forma mais ágil para a liberação da mercadoria.

 

Será um passo importante no desenvolvimento e modernização das operações de comércio exterior brasileiras e, além disso, a DUIMP também será muito importante para que o sistema OEA (Operador Econômico Autorizado) evolua ainda mais no Brasil.

Quer saber mais?