+55 19 3500.6040 | +55 19 3231.7974 | +55 19 99474.3542

Catálogo de produtos DUIMP: benefícios, objetivos e estratégia para a adesão

Você sabia que já está disponível para uso o Catálogo de produtos DUIMP? Ele representa um enorme avanço para os processos de importação e traz inúmeros benefícios aos importadores. 

Quer saber mais sobre o Catálogo de Produtos? Prossiga com a leitura e entenda o que é e quais são os impactos do Catálogo de Produtos, novo módulo do SISCOMEX. Vamos lá?

Catálogo de Produtos DUIMP: o que é e seus impactos

O Catálogo de Produtos DUIMP é um módulo do Novo Processo de Importação (NPI) do Portal Único do SISCOMEX e serve para o importador preencher todas as características referentes aos produtos que serão exportados.

Futuramente, o Catálogo de Produtos será o substituto da DI (Declaração de Importação) e da DSI (Declaração Simplificada de Importação), ou seja, será obrigatório.

Na prática, o Catálogo de Produtos é capaz de agilizar o processo de desembaraço e simplifica o processo de preenchimento do documento, trazendo mais fluidez e eficiência para as operações.

O Catálogo de Produtos já está disponível e já pode ser utilizado. Para elaborá-lo, os importadores podem efetuar o cadastro do itens de forma manual ou através do upload de um arquivo, como as tradicionais tabelas de excel.

Ainda, o cadastro pode ser realizado de maneira automatizada por meio da integração com um ERP. No entanto, vale destacar que, caso ocorra erros no preenchimento, é preciso efetuar um novo cadastro com os dados corretos. Vale lembrar que cada importador é responsável pelo cadastro e pelas informações inseridas nele.

Um dos objetivos e facilidade que o novo módulo oferece é a possibilidade de criar um verdadeiro banco de dados dos produtos comercializados de forma centralizada e organizada. Isso porque, uma vez que os dados são cadastrados, eles podem ser utilizados em novas operações. Caso o importador possua filiais, elas podem compartilhar do mesmo Catálogo, otimizando tempo.

Em operações futuras, a empresa pode escolher o produto do Catálogo e, dessa forma, os campos obrigatórios são preenchidos automaticamente. Caso o item ainda não tenha sido cadastrado, o importador pode registrá-lo manualmente. 

Desafios para adesão ao catálogo de produtos

Conforme mencionamos, o Catálogo de Produtos já está disponível para uso, embora a DUIMP ainda não seja obrigatória. Entretanto, é importante que as empresas comecem a se familiarizar com o documento o quanto antes, visto que, em breve, ele substituirá a DI e a DSI.

Por outro lado, aderir ao módulo pode ser desafiador para muitos por inúmeros motivos. Os principais obstáculos são:

  • classificação fiscal – habilidade para classificar corretamente os produtos;
  • escassez de tempo e recursos;
  • alto volume de produtos para classificar de alguns segmentos de mercado;
  • ausência de apoio consultivo ou de profissionais especializados para realizar a tarefa;
  • retroalimentar os diversos sistemas das organizações.

Estratégias para adesão

Com a liberação do módulo de Catálogo de Produtos, podemos esperar por um novo processo de importação. 

Diante desse cenário, a sua empresa está preparada e já começou as adaptações necessárias?

Adotar estratégias para a adesão pode ser uma maneira interessante de suavizar a transição e facilitar a tarefa, tais como:

  • análise de dados – a partir do histórico da empresa, faça uma análise dos principais produtos que você costuma importar. Comece pelos itens de maior volume e que foram recorrentes nos últimos 2 anos;
  • mapeie os processos – identifique quais são as áreas envolvidas na operação e defina quais serão os responsáveis técnicos pela organização;
  • determine quais os recursos que serão utilizados – além de realizar o planejamento financeiro, estabeleça quais os recursos, ferramentas e tecnologias que farão parte do processo. Treinamentos também fazem parte dessa etapa;
  • revisão de NCM e descrição dos produtos – é fundamental revisar as informações da NCM e as descrições dos produtos. Além de garantir a conformidade, essa estratégia evita retrabalhos, lembrando que a inserção dos dados no sistema não podem ser excluídos. Em caso de erros, é preciso refazer a categorização.

Qual a importância do Catálogo de Produtos DUIMP para as operações de Comércio Exterior? 

O Catálogo de Produtos facilita e simplifica as operações de importação. Além disso, ele agiliza a fiscalização da Receita Federal e de outros órgãos pois possibilita uma análise mais assertiva, rápida e transparente.

Se antes o trabalho era, essencialmente, manual e repetitivo – mais suscetível a erros – agora o importador pode contar com dados mais confiáveis e com uma espécie de banco de dados. 

Isso porque, uma vez que o produto esteja cadastrado, em operações futuras, o preenchimento é automático.

Esse novo módulo beneficia não somente os importadores mas todos os envolvidos na operação. Dessa forma, é possível elencar diversas vantagens com a implementação do Catálogo de Produtos, entre elas:

  • agilidade no registro da DUIMP;
  • maior confiabilidade das informações apresentadas;
  • otimização da análise por parte dos órgãos, como a Receita Federal;
  • mais agilidade no desembaraço aduaneiro.

Principais objetivos

Percebeu o quão é importante o Catálogo de Produtos para os processos de importação? Agora, é preciso entender quais são os objetivos visados pelo módulo.

Sobretudo, o Catálogo de Produtos da DUIMP possui o intuito de agilizar a operação de importação, já que oportuniza o cadastro do maior número possível de dados de modo simplificado e em um único sistema.

Dessa forma, assim que o envio das informações for concluído, não será mais necessário acessar outros locais e realizar outras etapas para a inserção dos mesmos dados.

A seguir, reunimos os principais objetivos em relação ao Catálogo de Produtos da DUIMP. Confira cada um deles!

  • Agilidade dos órgãos anuentes nas operações relacionadas com o comércio exterior

Imagina o quão trabalhoso é para os órgãos oficiais fiscalizar as operações de importação de uma nação do tamanho do Brasil?

Com o Catálogo de Produtos, essa tarefa torna-se mais simplificada. Na prática, a Receita Federal e os órgãos fiscalizadores conseguem deter maior controle nos trabalhos, além de realizá-los com maior velocidade, o que diminui o tempo de desembaraço.

  • Integração do sistema ao catálogo 

A possibilidade de integrar o módulo com ERPs (Planejamento dos Recursos da Empresa) talvez seja um dos principais benefícios proporcionados pelo Catálogo de Produtos.

Assim, é possível agilizar ainda mais os processos, inclusive automatizando tarefas e mitigando erros durante o preenchimento.

  • Facilidade e segurança no processo de classificação fiscal

Vale reforçar, o Catálogo de Produtos funciona como um grande banco de dados. Isso significa que uma vez cadastrado, o preenchimento do item torna-se automático.

Na prática, esse mecanismo confere mais facilidade e segurança no processo de classificação fiscal. 

Principais benefícios do Catálogo de Produtos Duimp

Veja a seguir os diversos benefícios e vantagens que ele oferece:

  • melhor qualidade na descrição dos produtos – o módulo traz o Cadastro de Atributos, o que permite que os importadores apresentem  informações precisas e de forma estruturada com possibilidade de reutilização em operações futuras;
  • redução de custos e economia de tempo – como o processo é mais simples, o tempo empregado para a realização da etapa é reduzido. Isso permite direcionar recursos e esforços para outras tarefas mais estratégicas e urgentes;
  • confiabilidade dos dados – por funcionar como um banco de dados, os importadores podem reutilizar as informações fornecidas com mais segurança e confiabilidade.

Sua empresa está preparada para aderir ao Catálogo de Produtos?

Agora que você já sabe tudo sobre o novo módulo do Siscomex, está preparado para aderir ao Catálogo de Produtos DUIMP?

Ainda que o Governo não tenha estipulado uma data para a adoção do módulo, é importante conhecê-lo e começar a operá-lo o quanto antes.

Dessa forma, é possível evitar erros e realizar o planejamento interno dos processos de maneira mais assertiva e tranquila.

Além disso, o Catálogo de Produtos DUIMP possui um grande potencial de agilizar o desembaraço aduaneiro.

Deseja começar a usar o módulo mas não sabe por onde começar? Contar com o apoio de um especialista em classificação fiscal pode ser interessante.

Gostou desse conteúdo? Então siga as nossas redes sociais e continue acessando o nosso blog para conferir outros materiais como esse!

Navegue por tópicos

Compartilhe via:
Posts Relacionados