+55 19 3500.6040 | +55 19 3231.7974 | +55 19 99474.3542

Antecipe-se ao Catálogo de Produtos seguindo nosso passo a passo

Módulo do Portal Único Siscomex, o Catálogo de Produtos é uma novidade que vem movimentando o setor de importação. Isso porque possibilita o registro de produtos e operadores no sistema, criando um banco de dados com histórico individual de cada organização.

Além de facilitar esse registro com histórico, o Catálogo de Produtos padroniza descrições, evitando erros e agilizando processos.

Em breve, a novidade exigirá que as empresas se adaptem às mudanças para poder usufruir de todos os benefícios que ela irá proporcionar.

Afinal, a falta de um processo eficiente para essa transição poderá gerar problemas graves como tempo insuficiente para se preparar e atender às novas exigências, erros de preenchimento, prejuízos com multas e horas extras, etc.

Outro ponto a ser considerado é que trata-se de uma tecnologia e, como tal, é necessário integrar o sistema aos demais usados pela companhia, capacitando o pessoal para usá-lo de forma correta. Bem como ter tempo hábil para fazer testes e promover melhorias antes de implantar o novo procedimento.

Diante desse cenário, é natural que haja uma certa insegurança e ansiedade por parte das lideranças responsáveis pela adequação ao Catálogo de Produtos.

Desafios da adequação ao Catálogo de Produtos DUIMP

Sair da zona de conforto é sempre complicado, por isso, essa mudança traz alguns desafios para as empresas.

O primeiro deles diz respeito a uma maior organização dos produtos e serviços do declarante. Assim como uma informação rigorosa dos dados de cada um deles, o que inclui descrições, atributos, classificação fiscal, entre outros.

Outro ponto de atenção é que o novo sistema não permite alterar os itens cadastrados no Catálogo de Produtos. Ou seja, se as informações estiverem erradas, será necessário efetuar novo cadastro. 

Nesses casos, haverá duplicidade de cadastro, podendo ocasionar falhas na hora de registrar as operações. Por isso, uma rigorosa revisão das classificações fiscais deve fazer parte da lista de tarefas de geração e manutenção do Catálogo de Produtos DUIMP.

Também é importante lembrar que o responsável legal por fazer o cadastro de produtos é o importador, que pode terceirizar essa tarefa. Contudo, mesmo assim procedendo, não transfere a responsabilidade perante os órgãos oficiais.

Isso significa que é preciso muito cuidado ao escolher as empresas parceiras, afinal, o erro delas neste trabalho, recairá sobre sua empresa!

Como podemos notar, este é o momento de revisar e se adaptar para as mudanças que já estão batendo à porta.

E para tornar esse processo muito mais prático, rápido e eficiente, baixe e acesse o [Checklist]: Passo a passo para implementar o Catálogo de Produtos e saiba como ter uma transição tranquila.

Então, não perca tempo: faça o download agora mesmo!

BAIXAR CHECKLIST

Navegue por tópicos

Compartilhe via:
Posts Relacionados